SIMED-TO disponibiliza relatório final do 14º Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem)

Confira os principais temas discutidos durante o encontro que resgatam e fortalecem as bandeiras do movimento médico brasileiro e apontam demandas pós-pandemia
29/03/2024 29/03/2024 14:56 138 visualizações

Apresentamos o relatório do 14º Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem), o maior e mais relevante evento do movimento médico brasileiro no que se refere à análise e discussão de políticas públicas voltadas às áreas de saúde e medicina.

O documento condensa um conjunto de propostas para melhorar a qualidade da assistência em saúde e valorizar o trabalho dos médicos no Brasil. No total, foram 75 proposições que fazem parte do documento “Entidades médicas unidas em defesa da saúde brasileira”.

Participaram do Enem, em junho de 2023, 340 delegados do CFM, da AMB, da FMB e da Fenam.  As discussões foram divididas em quatro eixos: Formação Médica, Sistemas de Saúde, Mercado de Trabalho e Sistema de Saúde Suplementar.

Neste relatório, são destacados os principais temas discutidos durante o encontro, que não apenas resgatam e fortalecem as bandeiras históricas do movimento médico brasileiro, mas também apontam para demandas emergentes do cenário pós-pandemia de Covid-19, o compromisso das entidades médicas com o fortalecimento da medicina no Brasil, a promoção da saúde e a garantia de qualidade no atendimento médico.

Convidamos à leitura atenta desse relatório, que proporciona uma visão abrangente das discussões e ações da classe médica com o interesse maior de contribuir com a efetivação de políticas públicas e sociais no campo da saúde a fim de tornar o Brasil uma nação mais saudável, desenvolvida e justa.

Conselho Federal de Medicina (CFM) | Associação Médica Brasileira (AMB) | Federação Médica Brasileira (FMB) | Federação Nacional dos Médicos (Fenam) | Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO)