O presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Tocantins (SIMED-TO), dr Reginaldo Abdalla, anunciou nesta segunda-feira (20/10) que um novo estudo sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do teto remuneratório estadual será elaborado por um grupo de trabalho conjunto entre governo e sindicatos. A decisão ocorreu após uma reunião nesta segunda-feira (20/10) com representantes da Casa Civil e secretários de governo. O novo documento deve ser entregue até o dia 5 de novembro.
Em vídeo, após o encontro o presidente do SIMED-TO detalhou que a reunião, conduzida pela procuradora-geral do Estado, Irana Coelho, contou com a presença de representantes da Secretaria da Administração (Secad), da Secretaria da Fazenda (Sefaz), e do ex-prefeito Raul Filho, consultor político da gestão do governador Laurez Moreira, Ailton Araújo, chefe de gabinete do governador interino Laurez Moreira e o titular da Sefaz, Jairo Soares Mariano.
No encontro ficou estabelecido que, após a apresentação do estudo pela equipe conjunta, o governador tomará uma decisão sobre o envio da PEC até o dia 10 de novembro.
O líder sindical demonstrou confiança sobre o resultado do novo levantamento, que será feito pela gestão em conjunto com os presidentes dos sindicatos. "Para nós não tem problema, por conta de que esse estudo nós já fizemos pelo menos duas vezes, e sabemos da viabilidade do mesmo", declarou.
A necessidade de refazer o trabalho, segundo o presidente da entidade, ocorreu porque os estudos anteriores não foram formalizados pela gestão passada. "O grande problema é que o estudo foi feito e a gestão anterior não anexou esses estudos no sistema SGD [Sistema de Gestão de Documentos]", explicou. "Ou seja, esse estudo legalmente não existe e ele sumiu no espaço e no tempo", completou.
Além do SIMED-TO, a reunião sobre o teto remuneratório contou com a participação da procuradora-geral do estado, Irana Coelho, e de diversas entidades sindicais, como o Sindicato dos Delegados (SINDEPOL-TO), Sindicato dos Auditores Fiscais (SINDIFISCAL-TO), Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa e seus Pensionistas do Tocantins (ASMIR) e SSindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins (SINDARE).