O Sindicato dos Médicos do Estado do Tocantins (SIMED-TO) e diversas entidades sindicais e associações de servidores públicos do Tocantins convocaram todos os servidores impactados pelo teto remuneratório para uma mobilização nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025. O ato está marcado para as 14h, no saguão do Palácio Araguaia, em Palmas.
A convocação foi formalizada em um comunicado assinado por entidades como o Sindicato dos Delegados do Estado do Tocantins (SINDEPOL-TO), o Sindicato dos Médicos do Estado do Tocantins (SIMED-TO), o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (SINDIFISCAL-TO), o Sindicato dos Peritos Oficiais (SINDIPERITO), a Federação dos Servidores Públicos (FESSERTO), entre várias outras.
Em um vídeo divulgado, representantes de três dos principais sindicatos reforçaram o chamado. Divaldo Andrade, presidente interino do Sindifiscal, dirigiu-se aos "servidores e servidoras impactados pelo pior teto do Brasil" para a mobilização. Reginaldo Abdalla, presidente do Sindicato dos Médicos, também convocou os servidores. "Precisamos da presença de todos vocês no saguão do Palácio Araguaia".
O momento da mobilização é considerado estratégico. Conforme o comunicado oficial, uma reunião crucial está agendada para as 14h30 desta segunda-feira. O encontro será entre a Casa Civil, representantes do governo e lideranças das entidades.
O objetivo da reunião é definir "o envio da PEC do teto remuneratório".
Emerson Francisco de Moura, vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia, destacou a importância do ato no vídeo, fazendo um apelo aos servidores ativos, aposentados e pioneiros. "Nesse momento, faço apelo a todos os servidores impactados que estejam no Palácio Araguaia, aonde teremos a decisão do governo do envio ou não da PEC do Teto".
As lideranças solicitaram que todos os servidores presentes na mobilização aguardem no local até o fim do encontro. Ao término da reunião, os representantes das categorias se comprometeram a comunicar as deliberações e passar as informações aos presentes.
Veja o vídeo: