SIMED-TO integra fiscalização do Conselho Estadual de Saúde em Colinas do Tocantins sobre estrutura da Unirg para novo curso de Medicina

Em Colinas do Tocantins, o SIMED-TO participou de visita técnica do Conselho Estadual de Saúde para avaliar as condições estruturais da Unirg na implantação do curso de Medicina.
23/10/2025 23/10/2025 18:07 133 visualizações

O Sindicato dos Médicos do Tocantins (SIMED-TO) participou, nesta quinta-feira, 23, da fiscalização realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) à estrutura da Universidade de Gurupi (Unirg) no município de Colinas do Tocantins. A visita técnica teve como objetivo avaliar as condições físicas e institucionais para implantação do curso de Medicina no local.

O presidente do SIMED-TO, Reginaldo Abdalla Rosa, integrou a comissão designada pelo CES-TO para acompanhar in loco a infraestrutura apresentada pela UnirG. Também participou da ação o presidente do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), Eduardo Pinto Gomes.

A Comissão foi recebida pela pró-reitora de Graduação da Unirg, Samara Tatielle Monteiro Gomes, que apresentou o prédio onde a instituição pretende instalar o novo campus Colinas. Durante a visita, os representantes puderam conhecer os espaços acadêmicos planejados e discutir aspectos técnicos e estruturais necessários para o funcionamento do curso.

Na sequência, o SIMED-TO e o CRM-TO solicitaram conhecer as condições do Hospital Municipal de Colinas do Tocantins, com o objetivo de verificar se a unidade possui estrutura adequada para atender às demandas práticas de um curso dessa área.

De acordo com o presidente do SIMED-TO, Reginaldo Abdalla Rosa, a criação de um curso de Medicina exige planejamento e investimento robusto em estrutura hospitalar e de ensino. “A formação médica depende diretamente da vivência prática. É necessário que haja um hospital com capacidade de atendimento e número de leitos compatível com a formação de estudantes. Recomenda-se no mínimo cinco leitos por aluno, além de equipes qualificadas para o processo de ensino-aprendizagem”, destacou.

Após a fiscalização, a comissão do Conselho Estadual de Saúde elaborará um relatório com as considerações técnicas e encaminhará o documento ao Conselho Estadual de Educação (CEE-TO), órgão responsável pela regulação e autorização para a abertura de novos cursos de nível superior no Tocantins.